Regras de ouro para ser um dentista excepcional – Parte 1

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

“Se algo não é obviamente impossível deve haver uma maneira de fazer..” Nicholas Winton

dentista excepcionalUm dos pontos que tenho discutido em meus Programas de Coaching para Dentistas são as características de um dentista excepcional que faz com que alguns colegas sejam destaque na profissão.

Você já refletiu sobre quais são eles? Continue lendo esse artigo e veja se você os possui ou se tem que desenvolver alguns deles.

Marketing para dentistas

Muito tem se falado nos “cursinhos de marketing para dentistas” sobre o que fazer, como fazer, etc etc, mas quando os dentistas voltam para sua rotina, para o mocho, aqueles conceitos acabam se perdendo pois não tiveram um embasamento mais profundo e não levaram o profissional a um comprometimento real e que lhe levasse a AGIR. Isso prejudica a finalização do processo de mudança. Conhecimento sem ação não gera resultados práticos e no fim das contas só vai fazer você gastar seu precioso tempo e dinheiro com conceitos não aplicáveis na prática.

Mas quem é o dentista excepcional?

Dentista Excepcional é aquele que gera resultados além do esperado, agrega valor  e torna-se uma referência quando se trata  de soluções no quesito odontologia. Esses resultados podem ser percebidos tanto pelos pacientes como pela equipe e também pela comunidade onde o dentista está inserido.

Uma das características mais distintivas do Dentista excepcional é o comprometimento.

Vamos  então a primeira regra

1. Comprometimento

O comprometimento se inicia com a criação de objetivos precisos e para a criação destes objetivos existem passos que devem ser seguidas, como uma receita de bolo. Nos processos de Coaching utilizamos ferramentas para facilitar a criação e principalmente a concretização destes objetivos de curto, médio e longo prazo, levando o Coachee (dentista) a chegar mais perto da excelência em sua prática clínica diária.  Logo podemos afirmar que o comprometimento é a primeira regra para se tornar um dentista excepcional. Se comprometer com seu desenvolvimento técnico, com a aquisição de conhecimento de forma continua, com o atendimento com excelência, com o treinamento de sua equipe, com certeza vai lhe levar a trilhar o longo caminho para se tornar um Dentista Excepcional. 

2. Desenvolvimento continuo

O Dentista Excepcional deve estar comprometido também com o seu aperfeiçoamento contínuo. Isso pode ser facilmente conseguido nos dias de hoje com a quantidade de informações que a internet nos oferece, cursos, seminários e revistas já podem ser assistidos até em seu celular, video conferências podem ser realizada via skype, logo não há mais a famosa desculpa da falta de tempo para se atualizar. As editoras de odontologia do Brasil estão entre as melhores do mundo em termos de qualidade do conteúdo e os livros tem os seus valores dentro de patamares aceitáveis. Imagine que você paga um valor para assistir a um treinamento de uma hora por dia via internet e que você pode fazê-lo no conforto de seu consultório ou mesmo em sua casa. Veja o tempo que você ganhou. Agora se em um treinamento deste tipo você conseguir extrair apenas uma dica que lhe faça mudar um procedimento, ganhar 15 minutos, aumentar seu honorário. Será que valeu a pena investir neste treinamento?

O desenvolvimento contínuo habilita o dentista a se destacar no competitivo mercado de odontologia e enfrentar os desafios apresentados no atuar da clínica diariamente.

Dentistas excepcionais não se contentam nunca com seu nível de conhecimento e estão sempre em busca de aperfeiçoamento e essa característica é verdade tanto nos dentistas com mais experiência como nos iniciantes, sendo praticamente uma marca registrada do dentista excepcional. 

Você por exemplo, neste exato momento está investindo em seu desenvolvimento, buscando informações sobre como melhorar na profissão, isso é um diferencial pode acreditar e com certeza vai lhe proporcionar uma vantagem competitiva.

3. Busca por resultados acima do esperado

O dentista excepcional gera resultados acima do esperado, trás para o plano tangível um tratamento que era somente um sonho para seu paciente, um sorriso mais bonito, uma prótese imperceptivel, uma oclusão sem interferências, a ausência de dores tanto nos dentes como nos músculos da face e agora pode também atuar no campo da estética facial utilizando tratamento como o de toxina botulinica.. Quer algo mais tangível do que a pessoa poder se olhar no espelho e observar os sinais do tempo sendo eliminados? Isso é gerar resultados acima do esperado, é trazer para o plano do REAL algo que era somente uma imagem ou sonho,  é trazer benefícios para seu paciente que as vezes nem mesmo ele imaginaria que teria ao se tratar com você!

Mas para ter resultados excepcionais você deve se comprometer não só com o resultado mas também com todo o processo. Veja que quando falo em processo é importante você se ater a todos os passos que levaram seu LEAD ou CLIENTE EM POTENCIAL a sentar em sua cadeira e abrir a boca para você.

Se você observar as regras de ouro poderá criar o melhor plano de tratamento para seu cliente, manter o foco no resultado e desenvolver o comprometimento necessário para se tornar um Dentista Excepcional. As regras de ouro são segredo que poucos dentistas guardam e que tem os levado a se tornarem destaque na odontologia. Trata-se de um conjunto de competências que permitem a esses profissionais atingir resultados notáveis e encantar seus pacientes, equipe e por que não dizer a sociedade em que esta inserido. Esses resultados são espalhados de forma natural o que gera um circulo vicioso alavancando mais ainda o dentista junto a seu público e algumas vezes extrapolando até barreiras geográficas e o projetando para outras cidades, estados e até internacionalmente.

Topa uma tarefa?

  1. Liste mentalmente pelo menos 3 profissionais de odontologia que você diria que já se encontram neste patamar de Dentista excepcional?
  2. O que você acredita que eles fizeram para chegar neste patamar?

Na parte 2 deste artigo  vamos tratar de mais duas importantes regras para que você se torne um dentista excepcional, não perca…

Aproveite para deixar seu comentário sobre esse artigo abaixo.

Forte abraço,

Marcos Rocha

About The Author

Marcos Rocha

Dentista, Mestre em Odontologia pela USP, Administrador de empresas e Coach e desenvolveu o primeiro programa de Coaching no Brasil destinado exclusivamente a dentistas.

Comente pelo FACEBOOK

3 Comentários

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×