Durante o último fim de semana , fui convidado para participar de um treinamento de Coaching da Sociedade Brasileira de Coaching como Staff, ou seja, algo como um facilitador para os novos alunos do treinamento.
Confesso que apesar de extremamente cansativo (de sexta feira as 07:00hs até às 19hs do domingo, praticamente sem parar!) foi algo realmente muito compensador. Poder compartilhar meu conhecimento é algo fantástico, e quer saber o que é o melhor? Eu adoro a carreira docente e dar aulas ou ajudar em um treinamento é algo que realmente me fascina e com certeza reforça meus conhecimentos e me faz aprender mais e mais.
Durante esse treinamento comecei a refletir sobre as diferentes forças que atuam na vida da gente. De um lado as forças positivas, que nos dão energia, garra, motivação para seguir em frente, e do outro, as negativas, que minam nossa vontade e convicção para fazer o que sabemos ser a melhor escolha.
Durante o treinamento, a certeza de que o conhecimento que estava adquirindo no curso me ajudaria ainda mais a modificar positivamente muitas vidas e a ótima interação entre os participantes do treinamento me motivavam a continuar me esforçando, me dedicando aos exercícios, mesmo nos últimos dias (já bastante cansado). Mas existiam outras forças atuando, forças que me empurravam para longe dos meus objetivos como o pensamento recorrente que poderia (e deveria) estar descansando já que se tratava de um fim de semana e na vontade de estar com minha esposa e filhas.
Em nossas vidas, sempre existem diferentes forças atuando: forças propulsoras, que nos ajudam a seguir no caminho da realização dos nossos sonhos, e as forças restritivas que nos impedem de chegar lá.
Fiquei Pensando nisso, e tentando imaginar como você lida com isso. para ajudar você a lidar com essas diferentes forças, lembrei de uma grande ferramenta que utilizo em meus processos de coaching e gostaria de compartilhar ela com você:
A análise do campo de forças foi desenvolvido por Kurt Lewin, um renomado pesquisador no campo das Ciências Sociais. Esta ferramenta pode ser utilizada no Coaching para diagnosticar as mais diversas situações e promover a otimização dos resultados.
Como funciona
A análise do Campo de Força se vale do fato que toda e qualquer situação, inclusive a busca por um objetivo, possui dois tipos diferentes de forças envolvidas: forças propulsoras e forças restritivas. Identificando cada força envolvida em uma determinada situação podemos equilibra-las, atuando de forma a potencializar as forças propulsoras, mas principalmente, diminuindo a atuação das forças restritivas.
Instruções
Passo 1: Defina sua situação atual.
Passo 2: Defina o seu objetivo.
Passo 3: Identifique todas as possíveis forças propulsoras.
Passo 4: Identifique todas as possíveis forças restritivas.
Passo 5: Analise as forças, concentrando-se em reduzir as forças restritivas.
Passo 6: Desenvolva um plano de ação para equilibrar as forças envolvidas.
Utilizando essa ferramenta já ajudei muitos de meus coachees que participam do Programa de Coaching para Dentistas como fazer para conseguir gerenciar essas forças de uma maneira a ganhar mais dinheiro, atender mais pacientes, aumentar o faturamento do consultório, montar uma nova clínica, alterar o endereço do consultório, melhorar seus relacionamentos tanto com pacientes como com sua equipe ou alcançar qualquer outro objetivo, pequeno ou grande!
E ai? Que tal aplicar essa ferramenta em algum objetivo em sua vida profissional ou pessoal e depois me contar o resultado? Responda esse email e me conta o que achou desta ferramenta.
Forte abraço,
Marcos Rocha
Cirurgião Dentista
Personal & Executive Coach
Membro da Sociedade Brasileira de Coaching
Lista de interesse Coaching para Dentistas
Assine a nossa lista de interesse e seja avisado em primeiro lugar sobre a próxima turma do CURSO DE COACHING PARA DENTISTAS
Fique tranquilo, seu e-mail não será disponibilizado para terceiros e, a qualquer momento, você pode se descadastrar e não receber nenhuma mensagem indesejada sobre este tema
2 Comentários
Marcelo
16/11/2014Oi Marcos, interessante administrar as forças que restringem ou impactam o nosso negocio.Bom seria se pudessemos se sentir motivado o tempo todo, mesmo nos momentos de dificuldade. Essa motivação tem sido bem aproveitado por mim durante nosso treinamento, agora estou me preparando para exercitar isso diariamente. Obrigado pela dica
Marcos Rocha
17/11/2014Marcelo esse constante cabo de guerra é o que nós faz ir adiante. Motivação é algo que devemos buscar em nosso interior e fazendo algo que nos inspire e nos dê prazer. Fico feliz que você esta aproveitando nossas sessões do Programa de Coaching.
Forte abraço e obrigado pelo seu comentário.
Deixe um Comentário