Como já conversamos no artigo anterior, Tanto conhecimento, como habilidade e atitude podem ser adquiridos. A aquisição das competências é um processo que se desenvolve em quatro estágios, vamos a eles…
- Incompetência inconsciente : a pessoa não sabe alguma coisa e não sabe que não sabe. Por exemplo quando você estava no colegial, não sabia que não sabia preparar uma cavidade classe III de black, certo? Mas quando você chegou na dentistica descobriu que sabia que não sabia, ai você passou para o segundo estágio
- Incompetência Consciente : aqui você descobriu que não sabia fazer a tal cavidade, ou seja “você sabe que não sabe”. E aqui neste estágio descobre que precisará buscar um meio para fazer a cavidade.
- Competência consciente : Nesta fase você já sabe fazer a cavidade, mas ainda precisa ficar lembrando o passo a passo mentalmente, que broca iniciar o preparo, angulo das paredes, retenção, etc. Isso vai despender um bocado de esforço de sua parte.
- Competência inconsciente : Nesta fase você acha que ja nasceu fazendo cavidade classe III de tão “bico” que se tornou esse trabalho. Este estágio somente será alcançado depois de muitas cavidades realizadas, muita repetição. Aqui você não precisa mais pensar para realizar, a coisa já vai automaticamente. A caneta de alta parece ja ser uma extensão de sua mão.
Ou seja o seu “fazer a cav. classe III” com uma mão nas costas, foi fruto de muito trabalho. Algumas pessoas confudem isso com Dom. O fulano tem o Dom de ser dentista. Na verdade o que eles acham que é um Dom é o estágio de “competência inconsciente” em ação.
Bem tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas na verdade o que gostaria de estar discutindo com você hoje é justamente esse conceito: a prática e a repetição conduz a perfeição.
Vemos que a grande parte dos dentistas de tanto praticar conseguem realizar seus procedimentos técnicos de forma primorosa, é quase um Dom.
Mas e as outras competências que são fundamentais para o bom andamento do seu consultório? Veja abaixo algumas das que julgo ser importantes a todo dentista que tenha seu consultório próprio.
- Senso de oportunidade
Antecipar-se aos fatos e criar novas oportunidades dentro de seu próprio negócio antes de seus concorrentes. - Conhecimento
Ter compreensão do assunto e prática do fazer. - Garra
Ter energia para fazer acontecer. - Autoconfiança
Ter segurança em relação a seus propósitos. - Otimismo
Ser capaz de reagir bem, até na hora das dificuldades. - Dinamismo
Ter capacidade de agir de modo adequado sobre a realidade, sendo rápido e apresentando soluções. - Independência
Não sentir a necessidade de ter um “empurrãozinho” de outros para se mover e se animar. - Persistência
Ser capaz de manter-se firme e constante, sem perder a objetividade. - Flexibilidade e resistência a frustrações
Possuir a habilidade de rever posições, assumir o novo e ceder quando preciso. - Criatividade
Ser capaz de encontrar caminhos e soluções viáveis e reais. - Propensão ao risco
Saber calcular coerentemente os níveis de risco envolvidos. - Liderança carismática
Ter equilíbrio em liderar, para vencer com visão em um todo. - Habilidade de equilibrar sonho e realidade
Ter conhecimento de planejamento e de gerenciamento. - Habilidade de relacionamentos
Manter relacionamentos de forma objetiva, mas com critérios de respeito ao próximo e cordialidade.
Faça neste momento uma análise e verifique quais das competências acima você tem e quais delas você precisa desenvolver ou quem sabe ter alguém que ajude você dentro de sua estrutura.
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Um forte abraço,
Marcos Rocha
(Com informações da SBCoaching e do site Administradores.com.br)
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