Qual o seu propósito?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Uma pesquisa publicada na revista Você S/A, ed. 183 de agosto/2013, realizada pela Walk and Talk, que entrevistou 4.270 profissionais brasileiros, tinha como objetivo descobrir qual é a maior fonte de motivação destes participantes, e constatou que o principal fator é “ter um propósito”, com 40%.

 

 

Tenho contato com diversos profissionais de odontologia e também acadêmicos e fico me perguntando se essa pesquisa fosse feita somente com dentistas, qual seria o resultado?

Infelizmente nossa profissão passa por um momento delicado e no presente momento vejo um esvaziamento de propósito em muitos colegas.

Todos nós temos um propósito na vida. Não vamos entrar aqui na questão da religiosidade. Quero levar você a descobrir o seu propósito como profissional de odontologia.

Acordar, ir para o trabalho, se alimentar e voltar para casa para dormir não configura exatamente um propósito, mas infelizmente para muitos esse tem sido o lema. Viver por viver e não viver para viver plenamente e deixar sua marca no mundo.

Ganhar rios de dinheiro, comprar um carrão, ter uma clínica pomposa? Serão esses propósitos nossos como cirurgiões dentistas?

Veja que você pode deixar sua marca na vida de uma ou centenas de pessoas, não importa. O que realmente importa é influenciar positivamente e fazer que neste intervalo de tempo que chamamos de vida sejamos instrumento de mudanças positivas e geradores de um mundo melhor.

Muitos colegas tem tentado dicotimizar sua vida profissional da pessoal, tentando separar cada uma em um quadrante, mas infelizmente a vida é uma só e precisamos vivê-la plenamente em todos os seus polos.

Viver sem um propósito sem um objetivo pode levá-lo a se tornar um robô, um autômato (Aquele que não age nem pensa por conta própria. Mero repetidor de ações.)

Mas afinal qual o sentido da sua vida? Por que você está aqui? Qual sua missão? E quando falo de missão estou tentando lhe tirar de sua zona de conforto e lhe trazer para a reflexão de como suas ações estão ajudando ou piorando o mundo que você vive.

A propósito, qual é o seu propósito? Se para você o propósito também é o mais importante, o quão próximo você se considera de estar vivendo a vida que sente que merece viver? deixe seu comentário abaixo e ajude a enriquecer essa discussão.

Quer descobrir realmente seu propósito?  Inscreva no nosso Programa de Coaching para Dentistas.

Um forte abraço,

Marcos Rocha

About The Author

Marcos Rocha

Dentista, Mestre em Odontologia pela USP, Administrador de empresas e Coach e desenvolveu o primeiro programa de Coaching no Brasil destinado exclusivamente a dentistas.

Comente pelo FACEBOOK

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios

);
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×